Conservação de ambientes com pedras: como fazer?
Todo mundo já sabe que fazer acabamentos ou ainda usar pedras naturais no projeto de casas e até de escritórios é um diferencial. Mas, o que muita gente não sabe é que esse tipo de material também exige alguns cuidados. Mesmo que sejam resistentes e bem duráveis, as pedras precisam de algumas ações para manter a aparência sempre perfeita. Pensando nisso, a MHM Pedras preparou este artigo com algumas dicas. Separamos orientações para te ajudar a fazer a conservação de ambientes com pedras. Leia e mantenha seu projeto ainda mais valorizado!
4 dicas para fazer a conservação de ambientes com pedras
1 – Limpeza específica
Quando as pedras naturais são usadas em projetos de arquitetura, muita gente acha que não precisa fazer mais nada. Mas, a verdade é que a limpeza dessas áreas também deve fazer parte da rotina. É preciso ter um cronograma de frequência, como qualquer limpeza de casa. A diferença é que alguns produtos não podem ser usados.
O ideal é usar jatos de água e escova com cerdas mais rígidas e mais pedras instaladas na área externa. Se a instalação for com modelos mais porosos e delicados, em ambientes internos, é melhor usar panos umedecidos com água e sempre passar longe de produtos corrosivos e abrasivos, como removedores, soda cáustica, querosene e solventes, por exemplo.
2 – Pesquise o melhor para cada tipo de ambiente
Se o seu cliente quer ter ambientes com pedras no projeto, é preciso ter atenção e cuidado com o tipo de pedra indicado. Em primeiro lugar, é preciso ter uma empresa confiável que disponibilize pedras naturais de alta qualidade e com confiança.
Depois disso, invista em pesquisa para saber qual a melhor opção para cada tipo de ambiente. Não fique preso ao preço. Pesquise dados técnicos dos materiais e compare a estética com a funcionalidade do local instalado. O que é melhor: Aglostone ou granito? A resposta sempre vai depender do resultado esperado com a funcionalidade do ambiente.
3 – Impermeabilização
Algumas pedras que são mais porosas podem ser impermeabilizadas para garantir que a aparência fique sempre como nova. Além disso, o processo dificulta e até impede manchas. Se você tem uma bancada de mármore ou granito, por exemplo, pode deixar um vidro de azeite em cima e acabar com uma mancha devido ao óleo.
No geral, é recomendado reforçar a proteção com uma nova camada de impermeabilizante pelo menos uma vez ao ano. Assim, mantém os ambientes com pedras em bom estado de conservação.
4 – Cuidado com líquidos
O óleo é apenas um dos líquidos que podem manchar a superfície de forma irreversível. Mas outros líquidos como café, vinho e sucos com corantes podem ser vilões dos ambientes com pedras. Por isso, para manter a conservação em dia é preciso tomar cuidado com esses líquidos.
Caso aconteça um acidente e caia um desses líquidos na bancada ou no piso de pedra, o melhor a fazer é não deixar a limpeza para depois. Higienize o local imediatamente recolhendo tudo que foi derramado e, em seguida, passe um pano seco para evitar que penetre nos poros da pedra.
Conte com a MHM Pedras!
A MHM trabalha com materiais de altíssima qualidade. Oferecemos mármores, granitos e Aglostone para deixar os seus projetos de ambientes de pedras ainda mais charmosos e especiais.
Seja um parceiro e aproveite nossos descontos exclusivos. Você projeta e nós desenvolvemos. Entre em contato com a nossa central de atendimento e tire suas dúvidas!