CONHEÇA NOSSO BLOG
29Jun
bancada para cooktop

Bancada para cooktop: saiba como escolher a sua

Compartilhe!

Os cooktops são um verdadeiro sucesso quando o assunto é cozinha planejada! Apesar de ser uma tendência, este aparelho ainda é motivo de questionamento por parte dos consumidores. Afinal, é preciso fazer escolhas complicadas durante a decisão de compra. Entre elas, a principal é: qual o melhor modelo de balcão para esse eletrodoméstico? Para te ajudar nessa questão, a MHM Pedras preparou este artigo com dicas para você escolher sua bancada para cooktop ideal! Confira, a seguir.

Como escolher a bancada para cooktop

A bancada para cooktop serve para encaixar e fixar o aparelho na pia da cozinha. Portanto, é fundamental saber o tamanho exato do espaço que você tem disponível no cômodo, além do modelo de eletrodoméstico. A melhor sugestão é criar o balcão com pedras naturais, já que estes materiais são mais resistentes ao calor. Acima de tudo, são fáceis de desengordurar e apresentam um forte apelo estético.

cooktop sendo instalado na bancada para cooktop

Continue a leitura e conheça todos os pontos fundamentais para escolher a melhor bancada para cooktop.

Medidas

A bancada para cooktop deve ter, no mínimo, entre 30 e 60 milímetros. É importante também que haja um planejamento minucioso para garantir uma distância mínima da parede. A espessura deve ser de 2 a 6 centímetros, independentemente do material escolhido. Desse modo, o balcão é capaz de suportar o peso e a alta temperatura.

É fundamental deixar um espaço ao redor do cooktop para servir de ventilação e sobrar lugar para o preparo dos alimentos. Para evitar o superaquecimento, é recomendado deixar uma folga de 5 a 10 centímetros no fundo e uma altura total de 90 centímetros a partir do chão. Além disso, é essencial que o eletrodoméstico seja instalado a uma distância de, no mínimo, 45 centímetros da pia para evitar respingos de água da torneira.

Materiais

Como dito anteriormente, a melhor solução é instalar o cooktop sob uma bancada de pedra natural. Quartzo silestone, mármore e granito são as rochas mais indicadas para este fim. As pedras decorativas são mais resistentes a impactos e riscos, além de garantirem maior segurança para cooktops que funcionam a gás. Elas são perfeitas para compor a sua bancada para cooktop!

O mármore possui uma ampla variedade de cores e texturas, além de uma beleza única. O granito possui grande absorção de líquidos e, por isso, é ideal para bancadas e balcões. Assim como o mármore, o granito também não sofre muito impacto com as ações do tempo e possui uma longa vida útil.

Por sua vez, o quartzo silestone é um dos minerais mais duros disponíveis no mercado. É resistente contra riscos, manchas e impactos. Da mesma forma que as outras pedras, também é fácil de instalar e limpar.

panela em cima do cooktop na bancada para cooktop

Cuidados

  • Anote todas as medidas do cooktop antes de encomendar a bancada a um profissional;
  • os cortes na bancada devem ser precisos, ou seja, de acordo com as dimensões do cooktop;
  • é importante ter cautela no momento da obra para não criar uma abertura grande demais para o eletrodoméstico;
  • buracos tortos ou descentralizados devem ser evitados;
  • antes de acomodar o cooktop, consulte as informações do fabricante referentes às sobras na frente e atrás.

Encontre a melhor pedra natural para sua bancada

bancada para cooktop de granito

Ainda possui dúvidas de como escolher a melhor bancada para seu cooktop? Deixa que a MHM Pedras te ajuda! Comercializamos os mais variados tipos de pedras decorativas para seus projetos arquitetônicos. Produzimos balcões com alto padrão de qualidade para modernizar sua cozinha e deixá-la cada vez mais sofisticada. Portanto, não perca tempo! Entre em contato com a melhor marmoraria do RJ e peça seu orçamento de bancada para cooktop.