Vemos uma pedra limpa atrás da TV. Veja mitos e verdades sobre a conservação do mármore!
Publicado em 23 de fevereiro de 2022

6 mitos e verdades sobre a conservação do mármore

Compartilhe!

Um material muito usado em projeto premium de arquitetura é o mármore. Mas existem muitas especulações sobre onde e como ele deve ser usado. Além disso, para manter a integridade de todo o projeto é preciso fazer a limpeza da forma correta. Por isso, no artigo de hoje, a MHM Pedras separou alguns mitos e verdades sobre a conservação do mármore. Continue lendo e descubra!

Entendendo o mármore

Em primeiro lugar, vamos entender um pouco sobre a pedra. O mármore é uma rocha formada quando o calcário é submetido a altíssima pressão e temperatura (resposta metamórfica). Ele é utilizado desde a antiguidade e podemos notá-lo em obras mundialmente famosas como no Monumento Indiano Taj Mahal e em várias esculturas de Michelangelo, como a de Davi, por exemplo.

O material também é um dos mais usados em projetos de arquitetura. Ele tem uma aparência tão bonita que pode ser empregado de diferentes formas e lugares. Além disso, o mármore possui diversos tipos de texturas e cores o que o deixa muito versátil. É muito comum ver a pedra em bancadas de cozinha, paredes da sala e até no banheiro.

Principais tipos de mármore

O mármore cabe em diversos estilos de projeto: seja uma casa luxuosa ou para uma sala corporativa. Ele pode ser usado com elementos rústicos ou modernos. Por ser uma das pedras mais duráveis e resistentes, muitas pessoas preferem optar por ele. Os principais tipos de mármores são:

– Mármore carrara

Também chamado de mármore branco, o carrara é um dos mais famosos. De origem italiana, ele possui tons claros que dão ao ambiente um ar de sofisticação e requinte. São ótimas ideias para usar em projetos brancos. Possui veios cinza e é uma escolha excelente para cozinhas.

– Mármore travertino

A principal característica desse tipo são os veios bem longos. Seus tons puxam mais para o bege. E por ser um dos tipos mais porosos, é mais indicado para ambientes internos.

Mármore Michelangelo

O modelo está em alta e é uma tendência 2022 para obras arquitetônicas contemporâneas. Esse tipo de mármore é extraído e tratado pela empresa – Michelangelo. São originários do Brasil e possuem cores e texturas diferenciadas.

– Mármore preto

O mármore preto, ou Nero vem da Espanha. Assim como o travertino, ele possui veios longos, mas são brancos. Isso confere à pedra uma característica única de destaque do preto com o branco. Dessa forma, é uma ótima escolha para projetos mais luxuosos. Também é uma opção para ambientes modernos e contemporâneos.

– Mármore piguês

De origem grega é bem parecido com o carrara. A diferença é que esse tipo é mais homogêneo.

Vemos uma pedra cuidada por quem sabe como fazer a correta conservação do mármore.

– Mármore calacatta oro

Sendo um dos mais caros do mercado, ele tem um tom branco com os veios em tons de cinza e dourado.

Agora que você já sabe quais os tipos para usar no seu projeto, vamos falar sobre a conservação do mármore.

Mitos e verdades sobre a conservação do mármore

1 – A pedra pode manchar

Verdade! Caso não haja o cuidado necessário o mármore pode ficar com manchas. A pedra é bastante porosa. Dessa forma, ela absorve mais umidade podendo causar partes mais escuras.

2 – É uma pedra frágil e desgasta rápido

Mito! Assim com o granito, o mármore é um material super resistente e você não vai enfrentar problemas por causa de desgaste. Dessa forma, pode usar sem medo.

3 – Arranha facilmente

Verdade! Por ser um material poroso ele tende a ter mais arranhões. Portanto, é preciso ter cuidado.

4 – Sabão neutro é a melhor opção de limpeza

Verdade! Você pode utilizar sabão neutro com um pano umedecido ou um esfregão macio com água morna.

5 – Água sanitária pode ser usada

Mito! Nenhum tipo de produto abrasivo deve ser usado. Isso inclui água sanitária, cloro e/ou ácidos, por exemplo.

6 – Mármore não pode ser impermeabilizado

Mito! Se você quer uma pedra mais duradoura, ele pode e deve ser impermeabilizada. Além disso, isso impede que a pedra manche ou que absorva gorduras deixando a limpeza mais fácil.

A MHM Pedras ajuda no seu projeto!

Agora que você já sabe como a conservação do mármore é feita, conte com a MHM Pedras para lhe ajudar. São mais de 25 anos de experiência de mercado. Além disso, temos benefícios exclusivos para parceiros. Entre em contato e saiba mais!