Vemos uma cozinha escandinava com pedras.
Publicado em 23 de maio de 2022

Uso de pedras em projetos de cozinha escandinava: como fazer?

Compartilhe!

Reformar a cozinha não é uma tarefa fácil. O ambiente é um dos mais usados da casa e onde as pessoas passam grande parte do tempo. Além disso, como o local é muito usado para refeições e para guardar alimentos, é preciso ter em mente o que quer do projeto antes de começar. Trace bem os objetivos. No artigo de hoje, a MHM Pedras, separou informações e dicas para você que quer mudar o visual e, principalmente, deixar a cozinha mais funcional. Veja como fazer o uso de pedras em projetos de cozinha escandinava e conquiste seus clientes. Continue a leitura e entenda mais sobre o estilo!

O estilo escandinavo

O estilo escandinavo surgiu no norte da Europa. Como o próprio nome já diz, teve sua origem na península Escandinava (formada pela Suécia, Noruega, Islândia, Dinamarca e Finlândia). A decoração segue características únicas marcadas pela simplicidade e minimalismo, mas com muita funcionalidade.

Cores claras e muita luz são essenciais para quem quer incorporar o estilo em algum dos cômodos. Ou ainda em toda a casa. Sendo assim, para que o projeto fique perfeito, é ideal que os ambientes sejam bem iluminados com janelas grandes. Depois disso, é essencial ter a propagação de luz natural.

O conceito abusa de elementos neutros e claros. Para entrar na verdadeira alma escandinava é preciso abusar do branco, cinza e o bege e linhas retas. E se for da preferência do cliente, ter uns toques de cor, pode-se fazer o uso de madeira em detalhes ou alguns mobiliários.

Tudo é feito para deixar o ambiente convidativo e com conforto visual, sem perder o toque de aconchego. Lembre-se que o povo escandinavo tem como característica gostar de receber visitas e amigos em casa e não são muito de ir para rua. Por isso, investem na decoração do próprio lar.

Uso de pedras na cozinha escandinava

Vemos um balcão com pedras. É possível usar na cozinha escandinava?

Diversos projetos já fazem o uso de pedras na cozinha. Como já falamos, o design escandinavo pede cores neutras, linhas retas e um ambiente clean. Mas, isso não quer dizer que você não possa ter toques de cor ou ainda tons contrastantes. Elementos diferenciados, como madeira, cerâmica e até vidro podem ser incorporados como detalhes para dar mais identidade ao projeto. Mas, para dar destaque e ter uma cozinha escandinava você deve ficar atento, principalmente, à coloração e tipo da pedra escolhida. Veja a seguir algumas opções que podem ser usadas no projeto:

Mármore

Para uma cozinha escandinava tradicional, pode-se usar o mármore para um estilo all white. Nesses casos, prefira pedras sem misturas ou riscos. E lembre-se de dar o foco nas janelas para deixar o ambiente bem iluminado. Além disso, a luz natural ainda ajuda a dar mais amplitude ao ambiente. Sugerimos fazer uma bancada de mármore carrara. Ele pode ajudar a compor todo o visual nórdico.

Pedra Prime Aglostone

A pedra prime Aglostone é uma pedra luxuosa que pode ser aproveitada em diferentes estilos, inclusive no escandinavo. Ela tem um tom branco bem limpo e é uma excelente alternativa para esse estilo nórdico que tem uma paleta de cores cuidadosamente determinada. Se quiser dar u m toque de cor, use utensílios e eletrodomésticos que contrastem com as cores da cozinha.

Quartzo Silestone

O quartzo Silestone é uma pedra bem versátil. Ele pode ser usado em bancadas, pias moldadas, paredes e até no chão. Mesmo sendo um produto industrializado, o Silestone garante resistência e durabilidade. E uma dica extra é que a pedra pode conter proteção antibacteriana. Ela ainda é super resistente a manchas e riscos. Dessa forma, é uma ótima alternativa para famílias com crianças pequenas.

Granito

Por fim, nossa última dica para você proporcionar um projeto de cozinha escandinava é usar o granito. Mas essa pedra precisa de mais atenção. Por não ser “pura”, tem que ter cuidado com o seu uso. Ela tem misturas que podem deixar o ambiente mais escuro, fugindo do estilo original. No geral, o granito pode ser usado em bancadas, piso, balcões, ilhas e em mesas. Mas, nesses casos, prefira os tons mais claros.

A MHM Pedras

Agora que você já sabe como fazer o uso de pedras para reformar a cozinha escandinava, conte com a ajuda da MHM Pedras! Somos uma empresa especializada em pedras naturais. Contemos com fornecedores de confiança e mais de 25 anos de experiência de mercado.

Oferecemos Quartzo Silestone, Granito, entre outros materiais. Temos ainda benefícios exclusivos para parceiros. Fale conosco e garanta qualidade no seu projeto!