CONHEÇA NOSSO BLOG
29Jun
homem cortando pedra decorativa com maquinário

Confira 5 curiosidades sobre pedras decorativas

Compartilhe!

A marmoraria é parte fundamental de uma obra. Sua função é comercializar materiais naturais e industrializados para construção civil. Nesse cenário, muitas rochas são popularmente conhecidas, como granito, mármore, pedra portuguesa, aglostone, entre outras. O que muitos clientes não conhecem são as curiosidades sobre pedras decorativas mais interessantes do ramo. Para descobrir alguns fatos curiosos sobre o assunto, continue lendo este artigo da MHM Pedras!

5 curiosidades sobre pedras decorativas

1- Pedra São Tomé é atérmica

Seu nome é uma homenagem ao seu local de origem: a cidade de São Tomé das Letras, em Minas Gerais. Esse tipo de pedra decorativa é amplamente utilizada em piscinas por sua característica atérmica, ou seja, não retém calor. Além disso, possui baixa absorção de água — o que a faz ser perfeita para ambientes externos. Sua limpeza é feita facilmente com água e sabão. Produtos polidos devem ser evitados, pois podem manchar a pedra.

2- Granito é formado por três minerais

placas de granito grandes em um galpão

O granito é uma rocha magmática composta por um conjunto de minerais: quartzo, mica e feldspato. A parte cinza do granito corresponde ao quartzo, enquanto as partes coloridas são o feldspato (disponível em diferentes tonalidades). Por fim, pequenos pontos pretos na rocha são grãos de mica.

Uma das curiosidades sobre pedras decorativas de granito mais interessantes é que ele também pode ser formado pelo resfriamento do magma. Em outras palavras, é como se você tivesse, literalmente, um pedaço de vulcão em casa.

3- Mármore é mais macio que granito

Pode soar um pouco estranho, mas é isso mesmo! O mármore é uma rocha metamórfica originada de calcário exposto, que sofre transformações em alta temperatura. Logo, possui dureza 3 na Escala de Mohs, que quantifica a dureza dos materiais. Enquanto isso, o granito possui alto grau de dureza, acima de 6. Portanto, o mármore é considerado uma rocha mais macia que o granito.

Essa é uma das curiosidades sobre pedras decorativas mais esquisitas, não?

diversidade de placas de mármore em uma mesa

4- Quartzo pode conter vidros na composição

Uma das curiosidades sobre pedras decorativas de quartzo é que elas são um dos minerais mais duros que existem devido à sua composição. É importante salientar que a superfície dessa rocha é um produto industrializado com alto nível de resistência. A rocha é composta por 93% de quartzo e 7% de agentes aglutinantes (resina de poliéster). No entanto, também pode conter areia de quartzo, espelho e, até mesmo, fragmentos de vidro.

pedra de quartzo

5- Aglostone é um tipo de mármore

Por fim, uma das últimas curiosidades sobre pedras decorativas diz respeito ao aglostone. Essa rocha industrializada é composta por 95% de partículas de mármore natural e 5% de resina de poliéster. Devido a isso, é classificada como um tipo de mármore sintético. Como possui resina em sua composição, o aglostone é mais resistente que o mármore puro. Além disso, é mais sustentável, resistente e econômico.

Onde encontrar pedras decorativas?

Curtiu nosso artigo com curiosidades sobre pedras decorativas? Aproveite e visite o nosso blog! Lá, você encontra outros artigos interessantes sobre marmoraria, rochas ornamentais e decoração para residências e empresas. A MHM Pedras é especialista na venda de pedras decorativas no RJ!

Trabalhamos com 7 tipos: aglostone, mármores e granitos, pedra de ardósia, pedra portuguesa, pedra lajinha, quartzo silestone, pedra são tomé e ultracompact. Entre em contato e peça seu orçamento!