diferença entre mármore e granito
Publicado em 12 de novembro de 2018

Você conhece a diferença entre mármore e granito?

Compartilhe!

É comum que consumidores tenham dúvidas em relação à diferença entre mármore e granito ao escolher itens de decoração. Afinal, a olho nu os dois materiais são muito semelhantes. Entretanto, existem muitas distinções entre os dois tipos de pedras decorativas e o desconhecimento sobre as diferenças pode gerar prejuízos.

Para que você perca todas as suas dúvidas em relação ao tema, a MHM Pedras elaborou este artigo. Além das diferenças, listamos as principais funções de cada um e como fazer a melhor opção durante a compra. Assim, você terá mais convicção durante a aquisição dessas peças. Confira!

Descubra a diferença entre mármore e granito

 

Composição

A composição é um dos principais fatores que diferenciam os mármores e granitos. O mármore é uma rocha metamórfica originária do calcário. Por isso, sua coloração pode variar de acordo com os minérios presentes na pedra. Ele pode ser predominantemente branco, acinzentado, creme com pigmentos escuro ou preto.

Já o granito é feito pelos minérios quartzo, feldspato e mica. Ele é uma pedra mais dura e resistente que o mármore. Geralmente, riscos e manchas são mais comuns no mármore, além da maior facilidade de desgaste. Além disso, o granito possui cores mais cores mescladas por conta da disposição interna desses minerais.

Aspecto visual

 

Devido aos processos de fabricação desses materiais, o visual se torna uma importante diferença entre mármore e granito. O mármore possui um estilo mais uniforme, com cores mais suaves e menos pigmentadas. É possível encontrar peças de mármore com tons mais escuros, porém elas ainda serão muito distintas do granito.

Ao comparar as duas pedras, é possível perceber que o granito possui uma aparência mais iluminada. Essa característica é proveniente dos tons de cor mais mesclados que o granito possui. Isso também promove menos uniformidade à peça.

Absorção da água

A alta resistência do granito faz com que ele tenha uma menor capacidade de absorção de água. Ou seja, ele pode ser utilizado em ambientes como cozinhas e banheiros sem sofrer tantos desgastes. Em comparação, o mármore é mais sensível ao contato com água e pode demandar mais manutenções por conta disso. Entretanto, atualmente o uso de impermeabilizantes é comum para prevenir essa consequência.

Preço

 

O preço também é uma importante diferença entre o mármore e granito. O mármore possui custos mais altos do que o granito, apesar da menor resistência. A razão para essa diferenciação é o apelo do mármore, que costuma ser mais associado à sofisticação. A suavidade do material e sua versatilidade acabam empregando um valor maior para consumidores. Entretanto, é possível encontrar peças de granito mais caras de que o mármore, apesar de não ser algo comum. Essa variação de preço também irá depender da raridade do material.

Portanto, é ideal ponderar durante a compra quais são os benefícios preferíveis em relação à diferença entre mármore e granito. Quem opta pelo granito, geralmente encontra alta resistência e custos acessíveis. Já quem prefere o mármore pode contar com um revestimento mais suave e por vezes mais sofisticado. Apesar da baixa resistência, é possível contar com produtos específicos e manutenções periódicas para aumentar a durabilidade da pedra.

Se você precisa de granitos ou mármores para decorar a sua casa, conte com a MHM Pedras. Somos uma marmoraria atuante no Rio de Janeiro, com funcionários qualificados para atendê-lo. Conosco, você encontra os melhores preços e opções de materiais de qualidade. Visite já uma de nossas unidades e conheça o nosso trabalho!