Compreenda as diferenças entre pedras naturais e artificiais
Publicado em 29 de dezembro de 2020

Conheça as diferenças entre pedras naturais e artificiais

Compartilhe!

O uso de pedras é uma forte tendência no setor da construção civil. Esse material está presente na etapa de acabamento de uma obra, sendo utilizado para revestir diversas superfícies. Por exemplo: bancadas de cozinha, cubas de banheiro, pisos… Existe uma infinidade de aplicações possíveis! Nesse contexto, muitos clientes têm dúvidas sobre as diferenças entre as pedras naturais e artificiais no momento da compra.

Se você também está curioso sobre o assunto, continue lendo este artigo até o final. A MHM Pedras irá explicar tudo para você!

Quais as diferenças entre pedras naturais e artificiais?

Entenda as características das pedras naturais e artificiais

1) Composição

A composição dos materiais é a maior diferença entre as pedras naturais e artificiais.
As pedras naturais são compostas por elementos encontrados na natureza. O granito, por exemplo, é uma rocha ígnea ou magmática encontrada nas placas continentais. Por sua vez, o mármore é uma rocha metamórfica originária de regiões de atividade vulcânica. Ambos os materiais são extraídos de jazidas ao redor do mundo.

No caso das pedras artificiais, elas passam por um processo de industrialização dentro das fábricas. Em geral, são compostas por 90% de rochas naturais, como granito ou mármore, misturado com partículas de outros elementos, como resina de poliéster.

2) Resistência

Ainda que as pedras naturais e artificiais apresentem alto nível de resistência, elas se diferem nesse quesito.

O granito e o mármore, por exemplo, são mais porosos. Portanto, podem sofrer desgastes com maior facilidade. Já as pedras artificiais passam por um processo de fabricação altamente tecnológico, que confere a elas maior resistência a manchas, riscos e impactos.

Fazendo um comparativo, podemos afirmar que os materiais industrializados são mais resistentes do que os naturais.

3) Durabilidade

Os revestimentos em pedras são desenvolvidos com o intuito de terem uma longa vida útil. Em geral, eles são projetados com duração de mais de 10 anos.

Como o quesito resistência influencia diretamente na durabilidade, podemos dizer que as pedras artificiais são mais duráveis que as naturais.

Entretanto, caso os materiais puros sejam instalados e cuidados corretamente, eles podem ficar intactos por mais tempo.

4) Porosidade

A porosidade é um fator que faz toda a diferença entre as pedras naturais e artificiais.

Em algumas aplicações, é importante que o material apresente poucos poros para que não absorva água ou outros líquidos. É o caso da aplicação de pedras em banheiros e cozinhas, por exemplo. Esses locais são mais úmidos e precisam de um revestimento que se adeque a essa situação.

As pedras industrializadas possuem menos porosidade do que as naturais. Ou seja, têm baixa absorção de líquido. Sendo assim, são mais indicadas para áreas molhadas ou que têm maior contato com a água.

5) Estética

A última diferença entre pedras naturais e artificiais que iremos tratar é o efeito estético que elas proporcionam.

As pedras sintéticas, como Aglostone e Nanoglass, são submetidas a um rígido processo de fabricação. Elas são confeccionadas com uma aparência padrão, com cores e texturas totalmente uniformes. Dessa forma, garantem um visual mais harmônico para os locais onde são usadas como revestimento.

Por sua vez, as pedras naturais são extraídas da natureza. E, como tal, não seguem nenhum padrão visual. Elas são ideais para quem não se preocupa com aparência homogênea e perfeita. Ainda assim, são lindas, únicas e trazem sofisticação.

Conte com a excelência da MHM Pedras!

Não importa a pedra que você vai escolher, seja ela natural ou artificial. O que importa é que você pode contar conosco! Nós da MHM Pedras oferecemos o que há de melhor no mercado de rochas ornamentais para projetos arquitetônicos. Temos uma infinidade de produtos que atendem a diferentes necessidades:

Entre em contato conosco e conheça todas as nossas pedras decorativas!

Se quiser ler mais sobre o assunto, acesse o Blog da MHM Pedras!