dicas de pedras naturais na construção
Publicado em 30 de dezembro de 2021

Pedras naturais na construção: onde e quais utilizar

Compartilhe!

O ser humano é acostumado a utilizar pedra como matéria-prima para desde os primórdios da humanidade. Tudo começou há certa de 2 milhões de anos, na famosa idade da pedra, e se estende até hoje. Com o passar dos anos e a evolução da espécie, novas funções foram encontradas para o material, como utilizar pedras naturais na construção. Esse é o assunto do artigo de hoje da MHM Pedras. Saiba onde e quais pedras podem ser utilizadas na decoração. Confira!

Onde usar pedras naturais na construção?

1- Paredes

Você não precisa decorar as paredes de um imóvel apenas com papel de parede e tintura. O uso de pedras naturais na construção desse tipo de ambiente, agrega requinte e beleza.
Quando escolher em qual parede utilizar, pense em um local que terá destaque e irá valorizar a decoração. Por exemplo, a parede da TV ou a parede central da sala de jantar. Lembre-se que a iluminação também pode ser utilizada para destacar as pedras naturais na construção. Você pode ousar!

2- Pisos

Um clássico do uso de pedras naturais na construção, são vários os modelos que podem ser utilizados para cada tipo de ambiente. Por exemplo: pisos de mármore podem ser em quase todos os cômodos da casa. Seu uso só não é indicado para ambientes externos, pela sua fragilidade.

3- Muros e jardins

construção com pedras naturais

As pedras em muros e jardins são capazes de embelezar e trazer um ar mais natural ao ambiente. Além disso, seu uso é prático, pois as pedras não precisam de muita manutenção. Outra grande vantagem de pedras naturais na construção de muros e jardins é que elas possuem a capacidade de afastar insetos.

4- Piscinas

As pedras ideais para áreas de piscina são antiderrapantes. Além disso, precisam ter baixa absorção de água e não reter calor. Afinal, seu principal uso é nas bordas. Ainda assim, pedras como a São Tomé, por exemplo, possuem um acabamento único para esse tipo de ambiente.

5- Bancadas

Bancada da cozinha, banheiro, área externa ou qualquer outra: nada mais sofisticado que utilizar pedras naturais na sua decoração. São diversas as opções, modelos e formas que você pode escolher. As opções de pedras nesse tipo de decoração incluem: Nanoglass, Granito, Quartzo e muito mais!

Aproveitando, vamos falar mais sobre essas pedras a seguir.

Quais pedras naturais utilizar na construção de ambientes?

Nanoglass

Material de alta resistência e pode ser utilizado nos mais diversos ambientes, internos e externos. Sua absorção de líquidos é muito baixa e possui uma aparência completamente lisa e branca, trazendo uma sofisticação única. Evite apenas incluí-lo em ambientes com calor excessivo. Isso pode prejudicar a durabilidade do material.

Granito

O Granito é uma das pedras mais resistentes a impacto existentes no mercado. Possui baixa absorção de líquidos e, diferente da pedra citada acima, resiste bem ao calor. Possui uma cartela enorme de cores e acabamentos para você escolher e rende um ótimo custo-benefício na construção. Pode ser utilizado em pisos, paredes, fachadas e pias, por exemplo.

Mármore

É uma das pedras naturais mais procuradas do mercado. Assim como o granito, existem diversas opções de cores e acabamentos disponíveis no mercado. É considerado um material de luxo, mas possui uma absorção de líquido mais alta que outras pedras e uma resistência baixa a impactos. Pode ser utilizado em pisos, bancadas e banheiras, por exemplo.

Ultracompact

A Ultracompact é uma pedra com design italiano que possui grandes formatos e diferentes espessuras. Hoje, é considerada a mais resistente do mercado em relação às outras pedras. Pode ser utilizada em pisos, fachadas, bancadas, revestimentos externos, entre outros ambientes.

Este artigo foi útil?

Você deseja inserir o uso de pedras naturais nos seus projetos arquitetônicos? Torne-se um parceiro da MHM Pedras. Adquira produtos de qualidade e em pronta entrega para não atrasar seu projeto. Entre contato com nossa equipe e peça já um orçamento!