CONHEÇA NOSSO BLOG
06Nov
A diferença entre quartzo e quartzito está neste artigo! Veja agora mesmo!

Comparando pedras: qual a diferença entre quartzo e quartzito?

Compartilhe!

(Foto/Reprodução: Banco de imagens – Imagem meramente ilustrativa)

Se você está pensando em usar pedras decorativas no revestimento da sua obra, com certeza se deparou com várias opções, certo? Hoje, existe uma infinidade de rochas ornamentais para compor projetos arquitetônicos de todos os estilos. Entre elas, o quartzo faz sucesso! Mas, você sabia que existem outras variedades desta pedra? É neste ponto que iremos focar neste artigo, mais especificamente na diferença entre quartzo e quartzito. Confira!

Conheça as pedras e saiba a diferença entre quartzo e quartzito

Quartzo

Pedra quartzo cinza na sala de estar ilustrando a diferença entre quartzo e quartzito

(Foto/Reprodução: Consentino – Silestone. Acesso em 29/10/2020)

O quartzo é um dos minerais mais resistentes do planeta. Ele está presente em todos os tipos de rochas, sejam ígneas, sedimentares ou metamórficas. Sendo assim, pode-se dizer que é encontrado em abundância na natureza. Possui uma aparência translúcida, sendo muitas vezes comparado ao cristal.
No mercado das pedras decorativas, as superfícies de quartzo industrializadas são compostas por quartzo natural misturado a outros materiais. O Quartzo Silestone, por exemplo, possui 94% do mineral natural misturado com resinas em sua composição. Este tipo é indicado para ambientes internos, sendo utilizado em pisos, paredes, bancadas e lavatórios.

Quartzito

Bancada de banheiro composta por quartzito representando a diferença entre quartzo e quartzito

A grande diferença entre quartzo e quartzito é que o segundo é uma das variações do primeiro. Ou seja, o quartzito é uma rocha metamórfica natural composta por 75% de quartzo junto a outros elementos (moscovita, biotita, sericita, turmalina e dumortierita). Sua formação geológica garante que ele seja um produto de porosidade menor e durabilidade maior.

O quartzito possui uma dureza similar à do quartzo, sendo ainda mais resistente que o granito. Ele suporta altas temperaturas e exposição solar.

Além disso, sua aparência se assemelha muito ao mármore por conta dos veios alongados mais evidentes em sua superfície. É um produto muito versátil e garante aplicabilidade variada, tanto em áreas internas quanto externas.

Comparando as pedras

Como já dissemos, a principal diferença entre quartzo e quartzito é que um é derivado do outro. Porém, podemos citar mais alguns pontos divergentes:

  • o quartzo é mais barato que o quartzito;
  • o quartzito pode ser utilizado em ambientes externos, o quartzo não;
  • o quartzito possui aparência similar ao mármore, o quartzo é mais liso.

Em suma, podemos afirmar que ambos os materiais são de excelente qualidade. Eles são encontrados em diversas cores e podem ser aplicados em diferentes ambientes. A escolha entre um ou outro depende exclusivamente do estilo e orçamento do cliente.

Quer comprar quartzo ou quartzito? Seja nosso parceiro!

Agora que você sabe a diferença entre quartzo e quartzito, não deixe esta oportunidade escapar. Seja um parceiro da MHM Pedras e tenha benefícios exclusivos! ! As vantagens são inúmeras:

  • entregas imediatas;
  • envio do projeto completo;
  • instalação feita por especialistas;
  • suporte para a sua equipe;
  • pré-venda com total suporte técnico;
  • atendimento em toda a cidade do Rio de Janeiro.

Além de pedras decorativas, oferecemos também para nossos parceiros: acabamentos em metal, cubas de inox, cubas de louça e muito mais. Entre em contato conosco e desfrute de todas essas vantagens!

Quer continuar lendo sobre pedras decorativas? Visite o nosso blog! Confira alguns artigos:

Posts Recentes Categorias Tags