CONHEÇA NOSSO BLOG
01Ago
Saiba como fazer corretamente a instalação de armários e bancadas

Instalação de armários e bancadas: qual optar primeiro?

Compartilhe!

A instalação de armários e bancadas é considerada um momento importante em qualquer obra. Embora a sala seja vista como um local onde as visitas serão recepcionadas, a cozinha não perde o prestígio e continua sendo o “coração da casa”. Devido a isso, a instalação de armários e bancadas precisa ser pensada para que todos os parâmetros estejam adequados. Fica a dúvida: entre a marcenaria e a marmoraria, quem vem primeiro? Gostaria de saber a resposta dessa pergunta? Continue a leitura deste artigo que a MHM Pedras produziu e descubra!

Instalação de armários e bancadas: como proceder?

A marcenaria e a marmoraria estão, na maior parte das vezes, interligadas. Tratando-se da instalação de armários e bancadas, então, ainda mais. Elas são partes fundamentais para quem deseja ter um ambiente bem combinado e com requinte.

Para que tudo ocorra conforme o planejado na instalação de armários e bancadas é bom saber que, na verdade, não existe ordem correta para definir a colocação desses. Entretanto, o que não pode ocorrer é orientar a disposição dos armários e pedras sem conferir as medidas corretas.

Por conta disso, separamos na sequência os detalhes que devem ser levados em conta no posicionamento de armários e bancadas.

instalação de armários e bancadas com granito

Armários

A escolha correta do armário adequado para a cozinha pode ser fundamental para o momento da instalação de armários e bancadas. É preciso levar em consideração, principalmente, a proporção, funcionalidade e o material.

A proporção estará correlacionada ao espaço que os armários poderão ocupar dentro da cozinha. Para defini-la corretamente, o ideal é ter em mãos uma planta do local, onde poderão ser encontrados os espaços das janelas e eletrodomésticos. Desse modo, as dimensões que poderão ser ocupadas por cada armário serão encontradas no fator proporção.

Em segundo lugar, a funcionalidade dos armários precisa ser pensada antes do momento da instalação de armários e bancadas. Isso acontece por conta dos armários precisarem de um posicionamento estratégico dentro da cozinha. Por exemplo, é bom que a parte destinada aos pratos esteja próxima aos talheres. Assim, a pessoa que encontra-se responsável pelas tarefas dentro da cozinha não será prejudicada pelo mau posicionamento desses.

Em último ponto, o material dos armários também será uma “peça-chave’’. O ideal é que a pessoa opte por materiais mais resistentes quando houver a intenção de instalar bancadas de pedra sobre os armários.

instalação de armários e bancadas com pedras

Pedras

Um passo fundamental para iniciar a instalação de armários e bancadas é a escolha da pedra. Nesse momento, é importante destacar que as bancadas deverão ser instaladas nas paredes com uma medida mínima de 1 a 2 cm. Desse modo, deve-se escolher por uma pedra onde o comprimento não seja comprometido, a exemplo do quartzo. Algo importante a destacar é que as pedras não devem ser posicionadas apenas sobre os armários por conta desses não suportarem o peso provocado por elas em longo prazo.

Logo, para fazer a escolha correta das pedras é fundamental solicitar um orçamento com uma empresa especializada no fornecimento desse material. A empresa ficará responsável por conferir a metragem correta do material de acordo com o solicitado.

Pedras naturais que podem ser usadas na instalação de armários e bancadas

Onde encontrar as melhores pedras naturais?

Gostou do nosso artigo sobre instalação de armários e bancadas? A MHM Pedras oferece as melhores pedras naturais para suas bancadas. Entre nossos produtos, você encontra mármores e granitos, aglostone, quartzo silestone e muito mais! Em nosso blog, aprenda como escolher sua bancada para cooktop e confira quais são os tipos de granito. Entre em contato conosco e confira as vantagens de ser nosso cliente!