Para residências

O que não pode faltar em um jardim interno?

Construir um jardim dentro de casa ou apartamento é a oportunidade de aproximar a natureza ao cotidiano. O frescor do verde, conforto de belas plantas e, claro, o resultado lindo da decoração. São vários motivos que apoiam a construção de jardim interno. Inclusive, pode melhorar até o clima da sua empresa! Seja qual for o ambiente, determinadas ações devem ser realizadas em prol da qualidade do espaço. Acompanhe este artigo até o fim e descubra mais!

Jardim interno e de inverno são a mesma coisa?

Jardim de inverno trata-se de uma estufa anexa ao ambiente. No Brasil, os arquitetos estão a incluí-lo mais em seus projetos residenciais e comerciais. Pode ser aberto ou fechado, coberto por vidraçaria, pergolados ou grades. Não é um espaço para circulação de pessoas, mas permite entrada de luz. Já o jardim interno é a construção de um espaço dedicado a plantas e objetos decorativos dentro do ambiente, sem ter um cômodo extra para ele. Muito utilizado em apartamentos, mas encaixa perfeitamente em casas também.

Motivos para ter

  • Bem-estar e calmaria transmitidos pelas plantas;
  • antisséptico natural, combate à poluição e diminuição do nível de dióxido de carbono no ar e umidificação perfeita para pele;
  • decoração aconchegante.

E o que não pode faltar?

Espaço

Construir jardim interno não é simplesmente posicionar a planta em qualquer lugar. Não se preocupe: elas não demandam um espaço enorme. Você consegue executar o jardim em varandas ou até nas paredes, o verticalizando.

Acompanhe a leitura e saiba como avaliar a iluminação certa e veja qual ambiente da casa ou empresa proporcionam tal abertura.

Plantas certas

Cuidar de planta exige um cuidado especial, mas nada trabalhoso. Algumas são de terra, outras, água. Se você não tiver essa preocupação, pode danificá-las e até gerar problemas para o ambiente. Avalie as necessidades de luz, climáticas da cidade e local para construção do jardim interno. Leve em consideração: vento, quantidade de sol durante o dia, entrada de chuva, etc. Um profissional em jardinagem vai lhe ajudar!

Iluminação

Nem toda planta gosta de muita luz, mas ainda assim existem aquelas que até necessitam de luz e calor. Por isso, a avaliação anterior é extremamente importante. Valorize espaços com incidência de luz natural dentro do ambiente para construir o jardim interno. Na falta, algumas plantas como cactos, suculentas e bromélias podem resistir mais à quantidade de luz natural reduzida.

Água

Ainda falando dos cuidados com as plantas, a quantidade de água precisa ser controlada. O excesso, por exemplo, além de danificar a planta, pode gerar transtornos aos móveis, pisos, etc. Os exemplos citados anteriormente também não precisam de muita água, então é a opção perfeita para quem não tem muito tempo. Para regrar, utilize baldes, mangueiras ou o próprio regador – sempre com cautela.

O que levar em consideração?

  • Condomínios, por exemplo, exigem autorizações para quaisquer intervenções. Consulte a administração para descargo de consciência;
  • manutenção é necessária e obrigatória. Não siga com seu projeto de jardim interno caso não tenha tempo para executar o mínimo;
  • inclua as plantas na decoração para não perder a harmonia do projeto;
  • acrescente a elas outros itens decorativos como pedras.

Na hora de caprichar na decoração, as pedras decorativas se destacam!

Comumente, quando pensamos em jardim, nossa cabeça também nos recorda das pedras decorativas que estão sempre por lá. E esse pode ser o seu próximo investimento! Durante a execução do projeto arquitetônico, confira o catálogo da MHM Pedras e veja o que mais combina com seu jardim. Em alguns casos, elas podem complementar a parede, o piso ou até mesmo intercalarem com as plantas.

Onde comprá-las?

Você encontra pedras decorativas na MHM Pedras. Fisicamente, estamos nos endereços: R. Dr. Jurumenha, 4873 Santa Catarina – São Gonçalo e Al. São Boaventura, 353 Fonseca – Niterói. Envie um WhatsApp e solicite seu orçamento!

Aproveite que está em nosso blog e leia outros artigos exclusivos sobre muro com pedra portuguesa, cores dos granitos, vantagens do silestone e muito mais!

Compartilhe

Artigos recentes

Qual é a diferença entre quartzo branco e branco prime?

Você sabe qual é a diferença entre quartzo branco e branco prime? Tem curiosidade em…

2 meses atrás

Veja como evitar problemas do mármore na sua casa!

As pedras têm grande valor na arquitetura, mas todas têm suas diferenças. Veja como evitar…

3 meses atrás

Como conservar pedras na decoração? Veja nossas dicas!

Quer usar mármore ou granito em um projeto, mas tem medo da manutenção? Veja algumas…

4 meses atrás

O que é e como usar quartzito? Veja ideias para seu próximo projeto

Quer dar um toque de luxo e sofisticação ao seu próximo projeto? Veja como usar…

5 meses atrás

Granito polido: o que é e onde aplicar? Descubra!

Está planejando um novo projeto e quer dar um toque especial? No artigo, falamos mais…

6 meses atrás

Quartzo na cozinha: benefícios e desvantagens

Está planejando um projeto e quer usar quartzo na cozinha? Leia no blog as principais…

7 meses atrás