CONHEÇA NOSSO BLOG
23Out
Diversas pedras com cores dos granitos

Cores dos granitos: como garantir a harmonia?

Compartilhe!

O granito é uma das principais pedras utilizadas para projetos de construção civil pelo fato de ser uma pedra natural resistente e com baixa porosidade. Dentro de uma residência, por exemplo, sua aplicabilidade é vasta! Isso colabora para que todas as cores disponibilizadas no mercado sejam válidas para integrarem diversos ambientes. No entanto, para criar harmonização entre os objetos e as pedras, é preciso ter atenção às cores dos granitos! Continue a leitura deste artigo e veja quais são as possíveis formas de combinação que podem ser feitas em interiores sem comprometer a elegância.

Quais são as principais cores dos granitos?

O granito é considerado uma rocha ígnea composta por quartzo, mica e feldspato. Por essa razão, pode ser explicada a diferença de aparência entre ele e o mármore. O granito apresenta veios pouco definidos, o que visualmente temos a impressão de ser uma mescla de pequenas pedrinhas. Por outro lado, o mármore é mais uniforme e, também, mais poroso.

O granito apresenta diversas variações, uma vez que é uma pedra natural. Essas, para tanto, reproduzem diversas cores e tons. Embora alguns, a exemplo de branco, preto e amarelado, sejam mais abundantes, também existem os mais raros. Na decoração, então, a variação irá depender do efeito que você pretende causar! Na sequência, separamos alguns. Confira!

Branco

Se você já esteve em algum lugar mais requintado, a exemplo de hotéis e outros ambientes de circulação, já se deparou com o granito branco no hall de entrada. Como ele está entre as cores dos granitos mais fáceis de serem encontrados no mercado, acaba sendo um dos mais escolhidos. Entretanto, o fato do branco poder ser combinado de diferentes formas, seja por aproximação ou contraste, se torna um “clichê” na decoração.

Dentro de casa, é capaz de compor diversos ambientes! Nos banheiros, posicioná-lo na bancada ou no box é uma maneira de uniformizar o local. Já na cozinha, o granito branco pode compor as soleiras, prateleiras ou pequenas muretas, no caso do “estilo americana”. Atenção, quando nos referimos à cor branca dos granitos, estamos nos referindo à cor de fundo, aquela que sobressai. Afinal de contas, com os veios pouco definidos, existe a maior possibilidade do aparecimento de outras cores sobre o branco.

Preto

Bancada da cozinha com projeto escuro de cores dos granitos

Dentre as cores dos granitos, o preto é a que mais tem destaque. Assim como o branco, que falamos anteriormente, pode ser posicionado em diversas áreas de interiores. No entanto, sua aplicação na arquitetura é mais presente em bancadas de cozinhas. Isso cabe ao fato da coloração escura ser considerada boa para locais onde é feito o manuseamento de produtos. Além desse fator, a baixa absorção impede que os alimentos e demais líquidos fiquem retidos na pedra.

O granito preto consegue ser combinado com eletrodomésticos de inox e demais objetos que façam oposição à cor escura. Desse modo, é uma ótima opção para quem gosta de plantas e vasos com pedrinhas claras.

Amarelado

O terceiro das cores dos granitos é o granito amarelado. Ele é tido, entre as outras como um verdadeiro coringa, pois pode fazer parte de ambientes externos e internos. Seu diferencial é que possui aparência mais rústica do que os demais, com grãos internos contrastantes.

À vista de sua fácil aplicabilidade, o granito amarelado, que também pode ser chamado de dourado, ganha prestígio quando o assunto é elegância. Na arquitetura de interiores, ele é capaz de compor mesas em diferentes formatos e bancadas de bares, dentre outras funções.

Gostou do nosso artigo sobre as cores dos granitos? A MHM Pedras é referência na venda de mármores e granitos no RJ!

Não deixe de ver outros artigos como este m nosso blog! Lá você encontra quais são os tipos de granito e as vantagens, como escolher sua bancada para cooktop, o que fazer para preservar as pedras decorativas e muito mais!

Posts Recentes Categorias Tags